terça-feira, 26 de maio de 2009

As abelhas matemáticas

Você já percebeu que os compartimentos individuais onde as abelhas depositam o mel (alvéolos) tem a forma de um polígono de 6 lados, ou seja, de um polígono hexagonal? Por que será que elas fazem essa escolha para a construção?

Bem, as abelhas buscam aproveitar o máximo do espaço disponível na colméia para armazenar o mel, seu alimento. Elas devem construir os alvéolos de tal forma onde não sobrem espaços vazios e ao mesmo tempo onde esses compartimentos tenham uma maior área possível. Assim, elas constroem hexágonos pois, dentre os polígonos regulares mais simples, são aqueles que possuem um maior número de lados e, conseqüentemente, uma superfície de maior área.

O matemático grego chamado Papus de Alexandria, que viveu entre 284 e 305 a. C, demonstrou que, entre todos os polígonos regulares com o mesmo perímetro, tem maior área aquele que tiver o maior número de lados. O interessante é perceber que as abelhas sempre souberam disso!

2 comentários:

  1. Sou professor de Matemática e venho parabenizar pelo blog. Lógico que como bom profissional do ramo, conheço todas as estórias aqui relatas assim como as aplicações da matemática no nosso dia a dia. Mas é sempre bom ver blogs com esse conteúdo, pois nós professores poderemos usá-los como referência em sala de aula. Parabéns.

    ResponderExcluir