A trigonometria é a parte da matemática que se dedica ao estudo das relações no triângulo retângulo. O triângulo retângulo é um triângulo que tem um ângulo reto (um ângulo igual a 90°). Esse ramo da matemática nasceu com a necessidade da resolução de problemas de astronomia, agrimensura, navegação e construção desde a antiguidade.
Um dos problemas interessantes e que ilustra bem a aplicação da trigonometria, em nosso dia-a-dia, é a construção de rampas. Na construção de rampas e planos inclinados, sabe-se que quanto maior a inclinação do plano maior é a dificuldade em percorrê-la. Esse é o motivo pelo qual as rampas para pedestres geralmente têm inclinação menor. As normas de acessibilidade (Decreto-lei 5296/2004) recomendam inclinação máxima de 8,33%.
Como podemos calcular a inclinação das rampas e verificar se elas estão adequadas?
A inclinação de uma rampa, em trigonometria, é chamada de tangente do ângulo beta representado no triângulo que representa uma rampa.
Assim, para calcular a inclinação (tangente do ângulo beta) devemos dividir a medida da altura da rampa (h) pela medida do afastamento (a). Se o resultado encontrado for menor do que 0,0833 (8,33%) a rampa é segura e segue os padrões de acessibilidade.
Um dos problemas interessantes e que ilustra bem a aplicação da trigonometria, em nosso dia-a-dia, é a construção de rampas. Na construção de rampas e planos inclinados, sabe-se que quanto maior a inclinação do plano maior é a dificuldade em percorrê-la. Esse é o motivo pelo qual as rampas para pedestres geralmente têm inclinação menor. As normas de acessibilidade (Decreto-lei 5296/2004) recomendam inclinação máxima de 8,33%.
Como podemos calcular a inclinação das rampas e verificar se elas estão adequadas?
A inclinação de uma rampa, em trigonometria, é chamada de tangente do ângulo beta representado no triângulo que representa uma rampa.
Assim, para calcular a inclinação (tangente do ângulo beta) devemos dividir a medida da altura da rampa (h) pela medida do afastamento (a). Se o resultado encontrado for menor do que 0,0833 (8,33%) a rampa é segura e segue os padrões de acessibilidade.
Oi, Gente!
ResponderExcluirGostei... a aparência está boa! O conteúdo é interessante e bastante pertinente para o público-alvo. É muito bom observar a prática de colegas que aproximam a matemática da realidade cotidiana. Isso é, deveras, importante no caminho do ensino da disciplina...
Beijos!
Aline.
Olá !
ResponderExcluirShow de Bola o Blog...
o conteúdo é bem interessante...
vindo dos professores Reginaldo e Vânia , não podia ser diferente !! muito bom .
Comentário postado por: Leonardo Santos 1º M4
Forte Abraço...!
Muito bom,esse conteúdo é muito importante p/ o comprimento da cidadania em nosso país,eu como professor de matemática,comento com os alunos sobre tigonometria e acessibilidade no cálculo da tangente de um ângulo e inclinação de uma reta.
ResponderExcluirErivan,professor de matemática do ensino médio e téc. em construção predial.
site legal vlw mlkada
ResponderExcluir-------uhuu-----
só para matar a saudade e dizer que eu tive os professores e professora de matematica melhores do mundo bjossssssss
ResponderExcluirmaiane reis
gostei muito, muitíssimo interessante o assunto
ResponderExcluirola boa tarde,
ResponderExcluirpreciso fazer um trabalho pra amanha sobre rampa de acessibilidade, DN:DHx100= esta correto?? minhas meditas sao essas: DN 0,730 altura DH 3,920 cumprimento e deu 18% ..deu irregular ai como que eu faço?? meu trabalho preciso de 2 cortes, um com a planta baixa, faço curso de tecnico em meio ambiente, trabalhode gegrafia e geologia! por favor se alguem puder me ajudar eu agradeço.